RELATÓRIO DO VÍDEO
TRABALHANDO COM PROJETO “Celso Antunes”
Adaptação: José Silvano
O vídeo, trabalhando com projeto, aborda de
maneira clara e objetiva os tipos de projeto e de qual maneira o educador pode
trabalhar com projeto na sua pratica pedagógica.
Dessa maneira Antunes afirma que projeto é
uma metodologia de ação perante o desafio.
No projeto o professor é um intermediador do
ensino, é o individuo que vai proporcionar a pergunta para juntos achar a
resposta e o aluno é um ser atuante, ou seja, é um pesquisador.
O projeto pode abrigar fazeres, ação; não
leva apenas a armazenar as informações e sim aplicar no cotidiano.
Segundo Celso Antunes para que o projeto seja
bem feito e ter um bom resultado é necessário seguir de dez passos
fundamentais:
Ø Objetivo é o ponto central, e sua elaboração é
conjunta, comunidade, professores e alunos e o objetivo deve ser claro para todos.
Ø Pergunta
é o acender de curiosidade.
Ø Fontes;
é o local onde encontrar os fundamentos da
observação de seu objeto de estudo, quanto mais fontes forem consultadas, mais
rico será o projeto.
Ø Fases
do projeto; todo
projeto tem começo, meio e fim; possui as etapas (preparação, apresentação,
fase da pesquisa e conclusão).
Ø Cronograma
é divisão do tempo para a elaboração do
projeto.
Ø Habilidade
operatória é as forma
de pensamento, ou seja, ter reflexão, classificar, analisar, contextualizar,
problematizar, sistematizar e dentre outros.
Ø Idéias
principais é a parte
mais difícil.
Ø Linguagem
é à maneira de como o projeto será
apresentado, se vai ser através de coral, vídeo, escrito e dentre outros.
Ø Contextualização
é trazer o projeto para a realidade do aluno,
é fazer com que o aluno perceba que o projeto servirá na sua vida como cidadão.
Ø Linha
do tempo é a distribuição das
etapas do projeto ao longo do tempo.
Ø Avaliação
é verificação se ouve aprendizagem, se ouve
transformação no aluno depois da conclusão do projeto.
O projeto tem como finalidade desenvolver
competência e habilidade no aluno em varias demissões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário