domingo, 20 de maio de 2012


RELATÓRIO DO VÍDEO
TRABALHANDO COM PROJETO “Celso Antunes”
Adaptação: José Silvano

O vídeo, trabalhando com projeto, aborda de maneira clara e objetiva os tipos de projeto e de qual maneira o educador pode trabalhar com projeto na sua pratica pedagógica.   
Dessa maneira Antunes afirma que projeto é uma metodologia de ação perante o desafio.
No projeto o professor é um intermediador do ensino, é o individuo que vai proporcionar a pergunta para juntos achar a resposta e o aluno é um ser atuante, ou seja, é um pesquisador.
O projeto pode abrigar fazeres, ação; não leva apenas a armazenar as informações e sim aplicar no cotidiano.
Segundo Celso Antunes para que o projeto seja bem feito e ter um bom resultado é necessário seguir de dez passos fundamentais:
Ø  Objetivo é o ponto central, e sua elaboração é conjunta, comunidade, professores e alunos e o objetivo deve ser claro para todos.
Ø  Pergunta é o acender de curiosidade.
Ø  Fontes; é o local onde encontrar os fundamentos da observação de seu objeto de estudo, quanto mais fontes forem consultadas, mais rico será o projeto.
Ø  Fases do projeto; todo projeto tem começo, meio e fim; possui as etapas (preparação, apresentação, fase da pesquisa e conclusão).
Ø  Cronograma é divisão do tempo para a elaboração do projeto.
Ø  Habilidade operatória é as forma de pensamento, ou seja, ter reflexão, classificar, analisar, contextualizar, problematizar, sistematizar e dentre outros.  
Ø  Idéias principais é a parte mais difícil.
Ø  Linguagem é à maneira de como o projeto será apresentado, se vai ser através de coral, vídeo, escrito e dentre outros.
Ø  Contextualização é trazer o projeto para a realidade do aluno, é fazer com que o aluno perceba que o projeto servirá na sua vida como cidadão.
Ø  Linha do tempo é a distribuição das etapas do projeto ao longo do tempo.   
Ø  Avaliação é verificação se ouve aprendizagem, se ouve transformação no aluno depois da conclusão do projeto.  
O projeto tem como finalidade desenvolver competência e habilidade no aluno em varias demissões.    
  

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