sábado, 21 de abril de 2012

SIMÃO DIAS/SE tem história

A igreja matriz

A igreja matriz da cidade de Simão Dias, conhecida como igreja matriz de Senhora Sant’ Ana, foi construída na primeira década do século XX, esse monumento fica localizado na Praça Barão de Santa Rosa, uma obra custeada pelo coronel Sebastião da Fonseca Andrade. Segundo algumas pesquisas realizadas sobre esse monumento relatam que no lugar onde está localizada a igreja avia uma pequena tribo indígena chamado Tapuias, índios que vieram da Bahia, esse local ficou conhecido como Mata da Moita; em meados do século XIX a localidade foi elevado à vila a freguesia de Senhora Sant’ Ana de Simão Dias, alguns ano depois com a criação da comarca seu nome foi mudado para Anápolis, em homenagem a fundadora da capela hoje a igreja, Ana Francisca de Menezes mas posteriormente a localidade volta a ser conhecida como Simão Dias, nome dado em homenagem a seu primeiro povoador. Alem de trazer varias informações histórica sobre o município de Simão Dias a igreja tem uma importância fundamental para a religião da cidade, pois a mesma tem o nome da padroeira da região e anualmente é comemorada a festa da padroeira de Senhora Sant’ Ana, festa realizada entre os dias 17 e 26 de julho.
Simão Dias SE tem história

A estátua em homenagem ao vaqueiro Simão Dias.

Apesar de ter apenas oito anos de existência a estátua do vaqueiro Simão Dias retrata a uma grande parte da história da cidade de Simão Dias, pois esse monumento foi uma homenagem ao primeiro povoador dessas terras, esse que deu o nome a mesma. Localizada no trevo que dá acesso a saída da cidade, com destino aos municípios de Lagarto/SE e Poço Verde/SE, na Rodovia Lourival Baptista, essa obra foi idealizada pelo professor Alexandre do Nascimento Barreto Júnior, na época chefe do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Educação, com a ajuda dos professores Denisson Déda de Aquino (atual prefeito), Marcelo Domingos de Souza (atual secretário de educação do município) e Geraldo Henrique dos Santos Prata. O vaqueiro Simão Dias foi uma figura Histórica importante na povoação. Tudo começou com a invasão holandesa em Sergipe, pois com o medo de uma possível ocupação o governo geral mandou que todos os bovinos fossem levados para as margens sul do Rio Real, mas Braz Rabelo um grande proprietário de terras, ordenou que o gado fosse asilado nas matas do caiçá. Matas hoje conhecidas como a cidade de Simão Dias, missão que foi delegada a esse histórico vaqueiro.

domingo, 15 de abril de 2012

Colação de Grau 2011.2 11 de abril de 2012, 11:18 Nos dias 13, 14, 27 e 28 de abril, a partir das 18h30min, acontecerão,no auditório da Faculdade José Augusto Vieira, as Solenidades de Colação de Grau dos Cursos de Licenciatura em História, Geografia, Matemática, Letras e dos Bacharelados em Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social. Um momento de magnitude para a FJAV, quando dirigentes, professores, familiares e amigos expressam seus votos de sucesso aos novos profissionais. A conclusão do curso é uma etapa de celebração do estudante por uma grande conquista, assim como expressa o reconhecimento para aqueles que, de alguma forma, contribuíram para essa vitória. CRONOGRAMA DA COLAÇÃO DE GRAU 2011.2 CURSO e DATA História e Letras 13/04/2012 Serviço Social 14/04/2012 Geografia e Matemática 27/04/2012 Administração e Ciências Contábeis 28/04/2012 “Se hoje posso ver mais longe é porque me ergui sobre ombros de gigantes” (Isaac Newton) Parabéns a todos e um excelente futuro profissional!

História, conceito, objetivo e periodização


              História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. A História analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico, cultura ou civilização.

              Um dos principais objetivos da História é resgatar os aspectos culturais de um determinado povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento. Entender o passado também é importante para a compreensão do presente.


              Para facilitar o estudo da História ela foi dividida em períodos:
- Pré-História: antes do surgimento da escrita, ou seja, até 4.000 a.C.
- Idade Antiga (Antiguidade): de 4.000 a.C até 476 (invasão do Império Romano)
- Idade Média (História Medieval): de 476 a 1453 (conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos).
- Idade Moderna: de 1453 a 1789 (Revolução Francesa).
- Idade Contemporânea: de 1789 até os dias de hoje.